quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Quaresma

Chama-se Quaresma os 40 dias de jejum e penitência que precedem á festa da Páscoa. Essa preparação existe desde o tempo dos Apóstolos, que limitaram sua duração a 40 dias, em memória do jejum de Jesus Cristo no deserto. Durante esse tempo a Igreja veste seus ministros com paramentos de cor roxa e suprime os cânticos de alegria: O "Glória", o "Aleluia" e o "Te Deum".

A quaresma começa na quarta-feira de Cinzas e termina na quarta-feira da Semana Santa, os católicos realizam a preparação para a Páscoa.

Por que a cor roxa?
A cor litúrgica deste tempo é o roxo que simboliza a penitência e a contrição. Na nossa cultura, o roxo lembra tristeza e dor. Isto porque na quaresma celebramos a Paixão de Cristo: na Via-Sacra conteplamos Jesus a caminho do Calvário.

Por que 40 dias?
Na Bíblia o número 4 simboliza o universo material. O zero que seguem significam o tempo da nossa vida na terra, suas provações e dificuldades. Portanto, a duração da Quaresma está baseada no símbolo deste número na Bíblia, onde são relatadas as passagens dos 40 dias de Dilúvio, dos 40 anos de Peregrinação do Povo Judeu pelo deserto, dos 40 dias que Jesus passou no deserto antes de começar sua vida pública, entre outras. Esses períodos vêm sempre antes de fatos importantes, e faz com que criemos um clima adequado e dirigir nosso coração para algo que vai acontecer.

Por que o Jejum?
A igreja propõe o jejum, principalmente, como forma de sacrifício, mas também como uma maneira de educar-se, de ir percebendo que, o que o ser humano precisa é de Deus. Desta forma, se justificam todas as abstinências, elas tem essa função.


Fonte: CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário